quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Faça do seu treino algo de prazeroso.



Às vezes no dia de prova, de treino ou de passeio, cruzamos com betetistas com o rosto carregado de sisudez e o rosto cheio de inquietação. Alguns parecem mesmo estar indo a uma disputa de vida ou morte.
Nunca se esqueça que foi você e mais ninguém que optou por praticar desporto e mais concretamente BTT!!!
Durante o ano são quilómetros e quilómetros de trilhos. Tudo isto de vale nada se em vez de colocarmos em primeiro lugar a nossa contentamento e prazer em praticar BTT. Caçarmos resultados muitas vezes acima de nossa capacidade ou termos um sentimento adverso para com nossos adversários, não é esse o objctivo do BTT ou qualquer outra modalidade.
Desporto, seja ele qual for, deve ser antes de tudo um prazer, uma actividade saudável e rodeada de amigos sempre que possível.
Sempre que for possível, ajuste treinos com amigos. Em especial treinos longos, estrada ou trilhos. Bons amigos deixam o treino mais agradável.
Aproveite para colocar a conversa em dia e combinar mais treinos para o futuro.
Quando for a provas, em vez de ir sozinho, você pode combinar uma jornada com amigos. Tirem fotografias, deambulem pelo local, aproveite a viagem até ao local da prova para se distraírem. Além de mais divertido.
Para provas mais distantes do seu lugar, reúna os amigos e adicione um pouco de aventura, conhecendo juntas as atracções turísticas da região. Tire um pouco o âmago da prova e aproveite para fazer um pouco de turismo.
A rotina destrói. Varie as provas em que participa durante o ano. Tenha a liberdade de se inscrever nas provas que lhe apetece. Inclua provas que nunca disputou antes.
Muitos betetistas têm o infeliz costume de treinar sempre no mesmo local. Que desaproveitamento de tempo! Tem tantas preferências para escolha. Procure treinar em lugares diferentes, correr em digressões diferentes, até mesmo trilhos no campo e estradas. Visite um parque diferente na sua localidade. Além de ser um incentivo, treinar num novo local, novos caminhos e rotas com diferentes dificuldades e relevos enriquecem o seu treino.
Combine com outros betetistas de outros locais, treine na região onde eles vivem. Além de uma maior inclusão com outros atletas, você vai conhecer um novo lugar, novos caminhos e obstáculos. Convide para virem treinar à sua localidade.
Experimente percorrer os trilhos de treino no sentido oposto. Vai ficar perplexo de como eles vão parecer diferentes. Ao fazer treinos longos de baixa intensidade, aproveite para admirar a paisagem.

Lembre-se sempre: O mundo é maior para os interessados. A bicicleta é antes de tudo um veículo. Aproveite essa vantagem para conhecer lugares onde nunca esteve antes e faça de seu treino uma acção feliz e onde sinta prazer.

Sem comentários: